Diálogos de Apocalipse

Vou transcrever aqui falas com amigos que mostram o que temos pensado acerca do novo mundo que se nos apresenta.

"E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas" (Apocalipse 21:5)


1º de julho de 2024

B: ... talvez uma IA consiga analisar todos os dados e fazer o comunismo dar certo, já que para humanos é impossivel.

A: É possível. Um planejamento central distribuidor de produtos conforme o desejo de cada um. Quem diria?! A solução que o comunismo queria estava em um produto engendrado pelo capitalismo mais voraz. Exatamente como previa a lei da dialética marxista mas de um modo absurdamente diferente. 

B: Exato! A IA sai mandando questionários pra todos e a quantidade de dinheiro disponível e consegue dar o que todo mundo quer.

A: Cara, o que vem perturbando minha mente desde que venho testando a IA é "e agora, qual o significado do homem? Para que servimos?". Perturbando mesmo. Gravemente.

B: Vamos servir só pra sentir e adorar pelo jeito. Quem ficar só sentindo vai pro inferno. Vai ser isso. O ser humano vai ser desnudado.

A: Deus mandou a IA para humilhar nossa vaidade intelectual. Humilhar assim como quem esmaga baratas.

B: Perante a não necessidade de trabalho e de intelecto o que resta vai ser unicamente o desenvolvimento moral e espiritual. Vai ser Deus tirando todas as nossas desculpas.

A: E para desenvolver, precisa de humildade. Somos um dom de Deus de fato. 

...Tô querendo me batizar na igreja católica. Não vejo outra forma de encarar o problema da salvação da alma se não for aceitar Cristo como nosso senhor e salvador. Humildade plena. Sentir e Adorar, como você falou. A única forma que Deus encontrou para nos falar foi mostrar Jesus encarnado e não mensagens de IAs psicografadas. Qualquer coisa intelectual pra mim agora é um engodo. Adorar a Cristo antes que seja adorar uma IA.


(Nesse meio tempo a IA interpretou minha poesia, musicou-a, acomodou-a perfeitamente em uma melodia e superpôs uma linda voz feminina). 


B: Dizem que os psiquiatras e psicólogos vão ser os últimos. Mas como se consegue já interpretar poesia dessa forma? Certamente vai conseguir decifrar os dramas humanos por padrões, com uma base de dado de milhões de atendimentos filmados, com expressões corporais, linguagem não-verbal toda decifrada.

A: Não vai sobrar pedra sobre pedra.


(B coloca a IA para traduzia sua letra para espanhol e depois criar um bolero com ela)


B: Mah, sabe o que vai acontecer? Cada um vai compor as próprias músicas exatamente do jeito que gosta. Em tentativa e erro.

A: E quem vai comprar para permitir vida e motivação ao artista?

B: Não vai precisar. Renda mínima universal às custas das máquinas.

(B pensa economicamente do lado dos liberais. Estava submerso em Ayn Rand outro dia. Contudo, agora enxerga perfeitamente o Novo Mundo sob a bandeira do planejamento central. Não que ele concorde ou ache certo, apenas divisa a real possibilidade)


6 de julho de 2024

A: "Em pouco tempo, o mundo estará dividido numa guerra entre os telescopistas e os microscopistas. Os primeiros estudam as coisas grandes e vivem num mundo pequeno; os segundos estudam coisas pequenas e vivem num mundo enorme." (Chesterton, 1905)

A IA tornará o mundo nanico.

B: A IA tornará tudo do mesmo tamanho. O cálculo pequeno e o complexo vão ter o mesmo tempo. Apenas a questão moral diferenciará as pessoas. E os esportes. Até que seja mais divertido assistir robôs ou fazer o esporte virtualmente. Aí apenas a questão moral diferenciará os homens. Sem a justificativa da fome pra roubar, da derrota para se frustrar, da opressão pra se vitimizar.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Era Jesus a quem eu procurava

Perdão imerecido

A Última Pá de Terra